quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Roda da Força de Vontade (reflexão)


As bicicletas de indoor têm 3 rodas... a Roda de Inércia a Roda Pedaleira e a Roda da Resistência e particularmente é nesta última que centro a minha reflexão.
Esta é sem dúvida a roda mais importante da bicicleta e da aula. Nela aumentamos e diminuímos a resistência permitindo-nos acelerar ou desacelerar a cadência ou a batida cardiaca e é também nela que mostramos a nossa força de vontade e por isso eu lhe chamo a roda da vontade.
O que é facto é que sem cardio-frequencimetro não temos como validar o trabalho de um aluno, por isso resta-nos apelar muitas vezes à sua dedicação e força de vontade para que, aula após aula, evolua e os resultados, de facto, surjam.
E apesar de constantemente ouvir "com a experiência, perceberas se o aluno trabalha mais ou menos, se está a esforçar-se ou não" isso não vai tornar os resultados melhores, logo o que preciso é de assegurar que o aluno dará o seu máximo e por isso apelar à sua força de vontade parece-me boa ideia.
Exemplo: "Visualizem os vossos objectivos e metas... para lá chegarem têm na bicicleta uma roda que medirá a vossa força de vontade, quanto maior ela for mais apertada estará e os objectivos chegaram depressa, sem exageros claro! Quanto menos for a força de vontade menor será o aperto e os resultados tardarão ou nunca chegarão!" "Como está a vossa força de vontade, hoje?"
Parece-me uma boa ideia para incentivar centrado nos objectivos que devem ser traçados individualmente, realistas e a força de vontade de os alcançar.

Sem comentários:

Enviar um comentário